sábado, 21 de janeiro de 2012

Paranaense começa com Coritiba favorito e holofote em estrangeiros!


O Campeonato Paranaense começa neste domingo com rodada completa, mantendo o regulamento do ano passado, com dois turnos em pontos corridos e final se houver campeões diferentes em cada fase. Atual campeão, o Coritiba começa a competição como favorito e o Atlético-PR, recém-rebaixado à Série B do Brasileiro, tentará fazer frente aos rivais.
Além dos dois tradicionais clubes, estão na briga pelo Arapongas, Cianorte, Corinthians-PR, Iraty, Londrina, Operário, Paranavaí, Rio Branco, Roma e Toledo. O Paraná disputará a segunda divisão e dois técnicos estrangeiros, Dario Pereyra (Arapongas) e Carrasco (Atlético-PR), serão atrações.
No Coritiba, alguns jogadores já assumiram o favoritismo, enquanto que o Atlético-PR é um grande mistério, nem o time titular é possível saber. Fechado no CT do Caju, o time se preparou longe.
Enquanto o Coritiba manteve o treinador, contratou reforços, embora tenha perdido parte do elenco titular que foi destaque em 2011, o Atlético-PR aparece de treinador novo. O uruguaio Juan Ramon Carrasco terá de se virar como pode. Tem a sua disposição uma mescla de jogadores que atuaram na campanha do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e jovens promovidos da base. Nenhum reforço foi contratado ainda.
O Coritiba defenderá o tricampeonato e quer repetir o feito de 2011. Foi campeão invicto e somando a temporada anterior está há 17 jogos sem perder. O Atlético-PR precisa impedir que o rival mais uma vez fique com o título. Além disso, precisa encontrar um estádio para mandar os jogos.
Neste domingo, atuará no Germano Krüger, em Ponta Grossa, solução encontrada no prazo limite para divulgação da primeira rodada depois de ter recebido respostas negativas de Coritiba e Paraná. Assim, jogará a mais de 100 km de Curitiba.
Mas uma das maiores marcas do Estadual este ano é a ausência do Paraná Clube, que depois de 21 anos está fora da competição. Rebaixado em 2011, o clube tricolor vai disputar a Série Prata do Paranaense. Em situação oposta, o Londrina está de volta depois de dois anos amargando a "segundona".
Clube tradicional, com três títulos, o Londrina é uma das apostas do interior, que não tem um clube campeão há quatro anos. O último a conseguir foi o Paranavaí, em 2007, derrotando o Paraná na final.
Entre as equipes do interior, o Operário também aparece com força. Clube de Ponta Grossa é um dos mais antigos do Paraná e em maio completa 100 anos e quer marcar o ano comemorativo.
Ainda entre os times de fora da capital - que tem também o Corinthians-PR - alguns destaques isolados, como o Arapongas que contratou o uruguaio Dario Pereyra como treinador. Desde 2004, ele não trabalhava na função.
Destaque da seleção uruguaia, Dario foi ídolo do São Paulo entre 1977 e 1988, mesmo clube onde começou como treinador. Porém, tem apenas uma conquista como comandante: campeão do Mineiro de 1999 no Atlético-MG. Um ano antes, o técnico teve passagem pelo Coritiba.
Os treinadores uruguaios Dario, do Arapongas, e Carrasco, do Atlético-PR não são os únicos estrangeiros no Paranaense. O Estadual deste ano terá ainda sete jogadores de outros países.
A maioria está no Atlético-PR: "Morro" García, conterrâneo dos dois treinadores, Guerrón, do Equador e Nieto, da Argentina. Quem também importou jogador do Uruguai foi o Corinthians-PR que contratou Javier Mendez, que já atuou no Paraná Clube.
Na lista dos estrangeiros há ainda três africanos: Geraldo, da Angola, que defenderá o Coritiba, além de Joel, que veio de Camarões há dois anos, passando primeiro pelo Iraty e o senegalês Lucho, contratado no final de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário